Santo Antônio da Platina: 107 anos
História
Na apresentação a seguir, temos os principais fatos desde a formação do povoado, passando pela instalação do Município e da Comarca.
O Município é o palco onde muitas histórias se desenrolam. Podemos contar a história do desenvolvimento do comércio, das instituições escolares e religiosas, ou a história da saúde. Saber a nossa história é passo fundamental para a consituição de nossa identidade enquanto Comunidade.
Os fatos aqui descrito não resumem mais de um século de desenvolvimento. Assim, acreditamos que este seja um ponto de partida para que outras pessoas se sintam estimuladas a contarem as suas próprias histórias.
Alguns estudiosos diferem a História, da história e da estória, dependendo do grau de fidedignidade e precisão dos fatos. Porém, pode-se questionar se até mesmo a tradição oral, os contos e causos, não revelariam certas nuances que talvez não poderiam ser percebidas de outra forma ou então, levantar certas hipóteses para pesquisas sobre determinado tema.
Desta forma, qualquer colaboração é bem vinda: fotos, documentos, arquivos de áudio. Qualquer documento que possa ser digitalizado e compartilhado com o público em geral. Qualquer cidadão que queira contribuir, pode nos contatar pelos telefones: (43) 3534-1220, pelo endereço de e-mail camarasap@uol.com.br, ou então procurando a Secretaria da Câmara Municipal no endereço: Avenida Cel. Oliveira Motta, 715, Centro.
Referências:
Estações Ferroviárias do Brasil. Estado do Paraná: RVPSC - Ramal do Paranapanema. Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br Último acesso em: 02/08/2021.
Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina. História de Santo Antônio da Platina. Colaboração do Professor Israel Pereira de Castro. Último acesso em: 02/08/2021.
Secretaria da Comunicação Social e da Cultura. Patrimônio Cultural: Estação Ferroviária Platina. Disponível em: http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=153. Último acesso em: 03/08/2021.
Desenvolvimento
Concepção e desenvolvimento: Giliard Almeida de Godoi.
O projeto foi desenvolvido utilizando a biblioteca TimelineJS disponível em: http://timeline.knightlab.com/.
A planilha com os dados pode ser copiada e está disponível nesse link AQUI.
Para os interessados em contar as suas próprias histórias e queiram utilizar essa biblioteca, qualquer dúvida estou a disposição.