Setembro Amarelo: uma campanha pela vida!
O Setembro Amarelo é uma Campanha Nacional pela Valorização à Vida. O mês foi escolhido pois no dia 10 de setembro é o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio.
A campanha vem sendo desenvolvida no Brasil desde 2015, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Fatores de Risco e Prevenção
Popularmente existe uma tendência de relacionar comportamentos contra a própria integridade física, sempre com um acontecimento isolado, que seria o causador da situação.
Entretanto, segundo especialistas, diversos fatores podem estar ligados ao comportamento suicida:
-
Existência de transtornos mentais prévios, tais como, depressão na forma simples, depressão na forma bipolar, esquizofrenia, dependência química e abuso de álcool, etc.
-
Pessoas de minorias étnicos, raciais ou segundo a orientação sexual como, por exemplo, imigrantes, refugiados, pessoas LGBTQIA+.
-
Pessoas com condições de saúde limitantes como, por exemplo, doenças e dores crônicas, tumores malignos, doenças neurológicas, pessoas portadoras do HIV.
Além disso, fatores psicológicos e comportamentais podem ser observados muito antes de qualquer tentativa:
-
Vivência em situações de grande impacto e inesperadas como o luto por perdas familiares, perda de emprego, perda de um relacionamento, etc.
-
histórico de abuso e traumas sofridos na infância ou adolescência;
-
pouca resiliência ao abordar os problemas do cotidiano;
-
comportamentos impulsivos;
-
rigidez de pensamento ao discutir alternativas para problemas da vida;
-
baixa auto-estima.
Por muito tempo, tratar sobre o tema foi e ainda pode ser um tabu. E muitos especialistas ainda discutem qual a melhor forma de tratar sobre esse tema delicado. Mas como citado pela Dra. Karen Scavacini: “As coisas não mudam, se não falarmos sobre elas.”
CVV
O Centro de Valorização da Vida oferece um serviço telefônico 24h por dia, 7 dias por semana, para atendimento de pessoas em situação de angústia e desespero, e que desejam procurar alguém que possa ouvi-las e acolher.
Ligue 188 - CVV
Site Oficial CVV: https://www.cvv.org.br/quero-conversar/
No site oficial da Campanha Setembro Amarelo (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR) também é possível consultar uma lista de médicos psiquiatras de todo o Brasil. Acessa essa informação na aba "Encontre Ajuda" e informe o Estado e a cidade desejada.
Em caso de dúvida, procure ajuda de um profissional da saúde!
A procura por atendimento profissional especializado, como médicos psiquiatras ou psicólogos, ainda é alvo de preconceito. Porém, a saúde mental é tão importante quanto a saúde do nosso corpo, e também merecedora de cuidados.
No Município de Santo Antônio da Platina a orientação é que se procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e posteriormente um encaminhamento para o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) do SUS.
A lista dos endereços das UBS no Município estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal (CLIQUE AQUI)
Fatores de Proteção
Os fatores protetores são ações que oferecem proteção contra o comportamento suicida.
-
Procure a ajuda de um profissional de saúde especializado!
-
Procure reforçar os laços de familiares e de amizade, sinceras;
-
Procure desenvolver a sua religiosidade, independente da filiação;
-
Procure praticar atividades de lazer que estimule os laço sociais, a valorização de sua auto-estima, como por exemplo a prática de esportes.
-
E, novamente, procure atendimento profissional especializado.
Referências
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Setembro Amarelo; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/setembro-amarelo.htm. Acesso em 20 de setembro de 2021.
SETEMBRO AMARELO. Site oficial da Campanha. Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/ Último acesso em 20 de set. de 2021.