Brasão Oficial do Município de Santo Antônio da Platina
No dia 06 de abril de 1966, foi sancionada pelo então Prefeito Municipal, Senhor Benedito Lúcio Machado* a Lei Municipal n° 9 de 1966, que criava o Símbolo do Município de Santo Antônio da Platina, ou o Brasão do Município como o conhecemos hoje.
O Projeto de Lei n° 54 de 1964, que deu origem a mencionada Lei Municipal, descreve o significado do brasão, onde pode-se ler:
1. TORRE ao alto do escudo significam poder e autoridade. Três castelos significam ser a cidade sede de distrito, município e comarca;
2. CORES: Azul expressa lealdade e sabedoria. Ouro, fé, justiça e fulgor, sabedoria e constância. Verde: esperança e lealdade. Prata, beleza, alegria e vitória.
3. O CAMPO AZUL COM O SOL fulgurante e uma data no centro (1914) significa o ano em que Santo Antônio da Platina emancipou-se politicamente.
4. Cortando um escudo em diagonal vemos uma faixa em azul escuro ondulante, representando o Rio das Cinzas.
5. O CAMPO PRATA, significa a beleza alegria e vitória, expressando “o êxito alcançado pelos filhos na luta pela elevação da cidade a fórum de Comarca.
6. O MORRO EM COR VERDE: representa o Morro do Bim, marco natural e monumento histórico que marca o início do povoado de Santo Antônio e sua cor verde é expressão simbólica da esperança e da liberdade.
7. A FAIXA DOURADA no rodapé do Escudo, onde se lê o nome da Cidade de Santo Antônio da Platina, significa ter já a mesma firmado um pedestal de Fé, Justiça, Sabedoria, Fulgor e Constância.
Além disso, o brasão é circundado por um ramo de algodão e outro de café.
A Lei n° 09 de 1966 e o respectivo Projeto de Lei pode ser conferido nesse LINK.
* O Prefeito Benedito Lúcio Machado tornou-se mais tarde Deputado Estadual e hoje dá nome a uma das principais ruas da cidade e à rodovia em direção ao Povoado da Platina.