Câmara entrega Título de Cidadão Honorário ao Deputado Estadual Pedro Lupion

por Administrador publicado 23/03/2018 10h45, última modificação 28/04/2020 16h20
O Presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Jefferson Vernier, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão Honorário Platinense ao Ilustríssimo Senhor Pedro Deboni Lupion Mello
Câmara entrega Título de Cidadão Honorário ao Deputado Estadual Pedro Lupion

Foto: Antônio de Picolli / Tribuna do Vale

Data: 23 de março de 2018

Horário: 19h30

Local: Recinto de Leilões da EFAPI

Biografia e Currículo

Pedro Deboni Lupion Mello é bisneto do ex-deputado Moyses Lupion, filho do ex-deputado federal e atual presidente da Cohapar, Abelardo Lupion. Nasceu em junho de 1983, é casado e tem dois filhos.

Pedro Lupion é deputado estadual exercendo seu segundo mandato e presidente do Democratas Paraná. Agropecuarista e empresário, graduado em Comunicação Social, mestre em Política nas Universidades Francisco de Vittoria (UFV) e Rey Juan Carlos, na Espanha. Em Washington concluiu o curso de especialização em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais, pela Universidade George Washington e especializou-se em administração pública e governança na Universidade George Washington. Foi o único brasileiro a fazer o curso e acompanhou a corrida presidencial americana entre o republicano John McCain, e o democrata Barack Obama, em 2008.

Neste mandato (2014-2018) é presidente da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, vice-presidente das Comissões de Segurança Pública e Meio Ambiente, membro permanente da Comissão de Constituição e Justiça, relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 04/2013 que extingue a última hipótese constitucionalmente prevista, de voto secreto na Assembleia Legislativa do Paraná, defensor do PL que institui a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), relator da Comissão Temporária que revisou o número de entidades declaradas de utilidade pública no Paraná, bem como os critérios para a concessão do Título, intermediou na ALEP em favor do Tribunal de Justiça do Paraná para criação da nova Vara da Comarca de Santo Antônio da Platina, autor de mais de 45 projetos de Lei, desses 35 já foram sancionados, transformaram-se em Leis, trazendo maior garantia jurídica aos paranaenses.

A atuação expressiva do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), para o desenvolvimento do Norte Pioneiro tem rendido a ele reconhecimentos de prefeitos, vereadores e, principalmente, da população regional que tem acompanhado a chegada de conquistas, muitas vezes, aguardadas há anos. Santo Antônio da Platina é um exemplo disso, e no final da gestão passada (2016), os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade a concessão do título de Cidadão Honorário Platinense ao parlamentar, de autoria do então presidente da Câmara Municipal Valdir Domingos de Souza, o Valdir do Foto.