Campanha Janeiro Branco: mês de luta pela saúde mental

por Secretaria — publicado 23/01/2021 08h30, última modificação 25/01/2021 14h17
Campanha foi incluída no Calendário Oficial do Município pela Lei n.º 1.743/2018

A Campanha Janeiro Branco tem por objetivo discutir temas relacionados à Saúde Mental.

Saúde Mental entendida em seu sentido amplo, relacionado ao bem-estar de qualquer pessoa – e não somente relacionadas à casos específicos como, por exemplo, a depressão, a ansiedade, etc.

A campanha teve origem na cidade mineira de Uberlândia (MG) no ano de 2014, onde inicialmente foi promovida pelo Psicólogo Leonardo Abrahão.

No Município de Santo Antônio da Platina, a Campanha foi incluída no Calendário Oficial através da Lei Municipal n.º 1.743, de 29 de outubro de 2018. <LINK SAPL>.

Segundo a justificativa do projeto, o mês de janeiro foi escolhido por ser época em que as pessoas estão dispostas à reflexão, a planejar os seus próximos passos no ano que está por se iniciar.

A cor branca, segundo os princípios da Física, é a junção de todas as cores, remetendo a ideia de harmonia entre as diferentes dimensões da vida de uma pessoa: emocional, familiar, profissional, etc. Além disso, segundo o projeto, o branco é a cor sobre a qual podemos pintar com outras cores, favorecendo a expressão de cada um.

Certamente, a pandemia do novo Coronavírus agravou os problemas relacionados à Saúde Mental, tornando as pessoas mais suscetíveis à ansiedade, a depressão, ou ainda, ter que lidar com o luto pela perda de um ente querido.

Nessas circunstâncias, a Campanha do Janeiro Branco ganha ainda mais importância. E precisamos cuidar de nossa Saúde Mental com mesma preocupação que cuidamos da saúde do nosso corpo praticando exercícios, cuidando da alimentação e indo regularmente ao médico.

Para mais informações consulte o site nacional da campanha: https://janeirobranco.com.br/